segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cantinhos de aprendizagem na Educação infantil

Na Educação Infantil temos vários espaços destinados à leitura, ao teatro, à arte, à musica, entre outros, com o objetivo de desenvolver a aprendizagem dos nossos pequenos alunos. Estes lugares especiais, são construídos pelos próprios professores e são designados para todos da sala em horários específicos. Vamos discutir alguns destes espaços?

Vamos contar Histórias?



1- Cantinho da leitura: Lugar reservado à apreciação do livro, ao manuseio e a fruição que a obra pode proporcionar. Mesmo que ainda não consigam ler os alunos sentem-se à vontade neste espaço, muitas vezes os livros não são suficientes para todos, mostrando assim, que o prazer pela leitura começa desde muito cedo. Neste momento recomendamos que os professores "leiam" junto com os pequenos, que dramatizem que o vêem  e dêem vida ao personagens. Ainda lembro, das histórias contadas pelas minhas professores, dos contos dos Irmãos Grimm, da Turma da Mônica, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, justamente porque foram contatos de forma diferenciada, apaixonada, talvez por isso, ainda lembro deles. E vocês, ainda lembram das professores ?, destes momentos especiais de leitura? talvez muitos de nós professores, tem viva essa paixão pela leitura desde aquela época, quando ainda éramos muito pequenos e nem ao menos sabíamos ler.


2- Cantinho do teatro: Lugar destinado à encenação, representação de algo real ou não. Pode ter fantasias, fantoches de dedo ou de mão, bonecas, figurinos, cenário. Pouco valorizado na sala de aula, a representação é muito importância para o desenvolvimento da criança, no aumento da autoestima, da cooperação e a formação da identidade. O professor pode improvisar histórias e deixar as crianças escolherem o que querem ser, fantasiar um mundo diferente do seu.




3-Cantinho musical: Momento especial de apelo à musica, ao desenvolvimento sonoro, de apreço as cantigas  e também ao que o aluno traz para sala de aula de aula. O essencial é valorizar a realidade da criança, respeitar seu gosto e oferecer variedade de sons. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário